ATIVIDADES LÚDICAS
sábado, 12 de dezembro de 2015
quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
A Psicopedagogia preocupa-se com o problema da aprendizagem, ocupando-se
inicialmente com o processo como a mesma ocorre. Estuda as características da aprendizagem
humana; como se aprende; como essa aprendizagem varia evolutivamente e está condicionada
por vários fatores, como se produz as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-
las e preveni-las. O Psicopedagogo atua nos processos educativos com o objetivo de diminuir
a freqUência dos problemas de aprendizagem abordando as questões didático-metodológicos,
bem como na formação e orientação dos professores, além de fazer aconselhamento aos pais.
(BOSSA 2000, p. 21).
BOSSA, Nadia Aparecida. A Pisicopedagogia no Brasil: Contribuições a partir da Prática. Pág
67 ano 2000.
A psicopedagoga preocupa-se com a construção do conhecimento, é um trabalho que acontece de forma gradativa e muitas vezes requer algum tempo disponível para perceber avanços no processo de aprendizagem "é o tradicional trabalho de formiguinha", pois o aluno, pode além das dificuldades de aprendizagem, apresentar problemas emocionais, afetivos ou de comportamento como: bloqueios, traumas, medos, estar sofrendo bullyng, etc.
Assim, não trabalhamos com reforço escolar, a fim de conseguir melhores notas, e sim, como foi mencionado anteriormente, temos como objetivo, construir conhecimento, levar o aluno a melhorar a confiança em suas possibilidades e a auto-estima, que geralmente está afetada.
São utilizados diversos recursos durante o período de avaliação e de atendimentos, como: anamnese, testes para verificar o nível de aprendizagem, entrevistas e reuniões com equipe pedagógica e responsáveis pelo aluno, jogos, leituras, diálogos, desenhos, entre outras maneiras que serão descobertas no decorrer dos atendimentos.
A psicopedagoga pode orientar pais e profissionais da educação/escola, com objetivo de trabalhar em conjunto e ter melhores resultados, sem deixar de lado o verdadeiro sentido da educação, onde aprender deve ser algo motivador, repleto de encanto, deixando o aluno ser autor principal nessa peça teatral e não somente mais um número demonstrando resultados com baixo índice, reprovações ou evasões escolares. Pois nosso contato é direto com pessoas e não mercadorias, pessoas que tem desejos próprios, pensamentos, atitudes, vontades, e que muitas vezes são deixados de lado, esquecidos, ou manipulados...
Com carinho Psicopedagoga Simone Bauler Reiter
terça-feira, 24 de novembro de 2015
Caça-palavras e
cruzadão com alfabeto móvel
Objetivos: Desenvolver a consciência fonológica; Associar letras maiúsculas às minúsculas; Perceber a formação das sílabas das palavras; Montar palavras com alfabeto móvel; Desenvolver leitura de forma lúdica; Desenvolver organização espacial;
Material: ficha com caça-palavras de animais, alfabeto móvel, cruzadão em papel Kraft, lista de palavras para leitura.
Metodologia: Os alunos receberam o caça-palavras e o alfabeto móvel sendo orientados a montar o nome de todos os animais das imagens, primeiro montaram sobre a folha do caça-palavras, observando a diferença das letras minúsculas da folha e maiúsculas do alfabeto móvel.
Depois tiveram que montar o cruzadão no papel Kraft, cuidando para cruzar as palavras, os alunos em processo de alfabetização com mais dificuldade, puderam olhar na folha impressa. Ao final receberam uma lista com os nomes dos animais da atividade, incluindo outras palavras com a mesma sílaba inicial, ex. Foca – Foto – Fada, sendo que na atividade tinha Foca. Neste momento fizeram a leitura das palavras, circulando somente as que estavam no caça-palavras.
Assinar:
Postagens (Atom)