quinta-feira, 4 de junho de 2015

COMPORTAMENTO - Movimentar-se para aprender

Psicomotricidade na Educação Infantil ajuda a desenvolver capacidades que vão auxiliar nos processos de aprendizagens mais complexos


                                                    Fotos: Shutterstock e Gina Mardones

Correr, pular e brincar. Atividades como essas podem ser determinantes para o sucesso escolar de crianças e adolescentes quando aplicadas de maneira correta. De acordo com o psicomotricista espanhol e especialista em problemas de aprendizagem, Juan Antonio García Núñez, para que a capacidade de ler e escrever, por exemplo, seja aprendida de maneira eficaz é preciso que a criança tenha desenvolvido anteriormente sua capacidade motora. García Núñez esteve em Londrina para uma palestra sobre a psicomotricidade na Educação Infantil quando falou à FOLHA sobre a importância de aplicar os conceitos da psicomotricidade antes da fase de alfabetização.

Conforme o especialista, autor do livro "Psicomotricidade e Educação Infantil", que acaba de ser traduzido e lançado no Brasil, a psicomotricidade é a ciência que estuda o desenvolvimento do ser humano levando em consideração os aspectos cognitivos, emocionais e motores. "É a relação que se tem entre a mente e o corpo. Duas áreas que, até então, estavam desconectadas da psique. A psicomotricidade trabalha essa inter-relação e desenvolve através do corpo as atividades que vão integrar funções mais complexas como a escrita."

Por esse motivo, Garcia Núñez considera ser essencial que a Educação Infantil tenha como base o desenvolvimento motor antes da fase de alfabetização. "Primeiro vem a ação depois o pensamento. Essa é a base da psicomotricidade. A ação precede o pensamento para que depois o pensamento regule a ação. O corpo é o meio primário", explica. "Nas primeiras etapas da educação é onde se consegue promover as capacidades para depois integrá-las às informações. Na fase da Educação Infantil o corpo é o veiculo pelo qual o ato motor desenvolve a própria linguagem. É pelo corpo que a criança vai passar a integrar todas as informações que recebe. Somente depois é que ela vai construir, dentre outras coisas, a linguagem, que é o suporte para a alfabetização, por exemplo."

Para o psicomotricista, ignorar essa necessidade ou pular essa etapa para apressar os processos de aprendizagem pode resultar em problemas posteriormente. "Isso vai afetar os processos superiores de atividade mental como linguagem, leitura e escrita, e possivelmente levar ao fracasso escolar com problemas de aprendizagem como disgrafias e dislexias, por exemplo." Neste aspecto, o importante, conforme Garcia Núñez, é investir nos jogos globais. Antes de aprender a escrever, por exemplo, a criança deve passar por uma sequência de exercícios grafomotores – que envolvem estudos de como ela constrói o traço – para posteriormente passar para o papel. "A primeira fase, porém, é totalmente corporal, um período de pré-escritura mesmo."

No entanto, muito além da leitura e escrita, a psicomotricidade ajuda as crianças a desenvolverem outros aspectos importantes como a compreensão do próprio corpo, a atenção, a percepção de espaço e a própria comunicação. "Para crianças de 0 a 6 anos os fatores emocionais também são importantes. Nestes casos, a psicomotricidade vai atuar nessa área emocional para abrir vias que facilitem a comunicação. Não só a comunicação com o adulto, mas com o outro também, já que toda essa questão do ser e do eu ela constrói com o outro."

Fonte: http://www.folhaweb.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário