segunda-feira, 6 de abril de 2015

Estratégias para melhorar a percepção visual das crianças com déficit de atenção


Percepção de formas

Trabalhar a percepção da criança com déficit de atenção, desde a percepção de formas imprecisas até chegar gradualmente a percepção dos traços das letras, dos números e das palavras. Procurando fazer com que a criança perceba as formas e deste modo obter a concentração da mesma. Através destas atividades a  criança com déficit de atenção pouco a pouco diferencia símbolos distintos, que são dados por pontos, claros e escuros, linhas, ângulos, que marcam sua figura. A criança vai diferenciando figuras e traços, e chega a internalizar os elementos que constituem formas mais especificas tanto nas figuras como nas letras.
Déficit de atenção

EXERCÍCIOS

1. Percepção de formas básicas no ambiente: descobrindo formas do ambiente, fazendo que ela as reproduza em um molde de formas geométricas, na lousa, no papel, etc. Ex: pedir para que as crianças encontrem um quadrado na sala de aula, um círculo, um triângulo em alguns objetos na sala.
Déficit de atenção
2. Classificação de formas segundo um critério: dar-lhes fichas de formas quadradas, circulares, curvas e triangulares. Pedir que as agrupem em famílias e que pensem em nomes para dar a essas famílias. Pode ser usado jogos de formas geométricas também.
Déficit de atenção
3. Classificação de formas segundo vários critérios: considerar mais além de outras variáveis com o tamanho e cor. Peça que haja grupos de acordo com o tamanho, forma e cor, lhes dizendo, por exemplo:

– Procure todos os quadrados.
– Agora, separe os grandes dos pequenos.
– Olhe os triângulos pequenos! Como podem se separar em grupo?

4. Simbolização de formas geométricas: utilizando formas geométricas peça que construam uma casa, um avião, uma figura humana, etc.
Déficit de atenção
5. Discriminação de fundo: peça que discriminem formas em um fundo, que sejam letras, figuras, números, etc. Por exemplo:
– Pedir que tracem as figuras que encontrarem com diferentes cores.
– Pedir que encontrem a figura da moldura no desenho.

6. Completar figuras: pedir que completem as partes das figuras que faltam.

7. Identificação de palavras com seus correspondentes. Configurações: apresente palavras (que não possam ainda ler) e peça que as moldurem, para que eles percebam que há letras de diferentes alturas. Em seguida apresente cartões com as configurações recortadas, e peça que os coloquem em cima das palavras da configuração correspondente.

RATO – PATO – MACACO
Déficit de atenção
8. Identificação do objeto diferente: apresentar uma caixa que contenha alguns objetos e entre esses um diferente. Peça que tirem o que é diferente. Por exemplo:
– Um caixa com fichas quadradas e entre essas uma redonda.
– Alguns palitos de sorvete vermelhos e somente um azul.
– Uns cubos pequenos e um grande.

9. Identificação da forma diferente: Para que o exercício anterior se dê de maneira concreta. Este exercício se faz através da representação gráfica, com diferentes graus de dificuldade:
– Cartões com figuras, onde o elemento diferente varia em forma e cor. Pergunte qual é o elemento diferente e por quê.
– Cartões com figuras nos quais o elemento diferente varia em tamanho, cor e forma.
– Cartões com elementos da mesma cor nos quais o elemento diferente varia em categoria.
– Apresentar quatro ou mais figuras onde o elemento diferente varie em um detalhe direcional.
Déficit de atenção


10. Identificação de letras semelhantes e diferentes: Uma folha de papel com letras e pedir que:
– Risque com um lápis de cor o cartão que mostra as letras iguais.
– Risque as letras diferentes utilizando uma cor diferente para cada uma.

11. Identificação de detalhes similares ou diferente: exemplos:
– Discriminação de desenhos pares.
– Identificar o desenho que não forma partes do grupo em cada linha.
– Identificar os desenhos similares em cada linha
– Identificar quais desenhos são pares (figuras abstratas). Pinte da mesma cor os pares.
– Identificar as figuras iguais em cada linha e pinte-as da mesma cor.
Através destas atividades as criança com déficit de atenção, poderão melhorar tanto sua percepção visual como sua concentração.

Fonte: http://www.ganhesempremais.com.br/

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